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Falha elétrica obriga a ativação da RAT – Ram Air Turbine de A319 da Spirit Airlines


De acordo com o site The Aviation Herald, um Airbus A319-100 da Spirit Airlines, com a matrícula N508NK, que estava a realizar o voo NK-1396 entre Milwaukee, WI e Fort Lauderdale, FL (EUA), sofreu uma falha elétrica, tendo sido ativado a RAT- Ram Air Turbine.

Segundo os registos a aeronave continuou o voo para Fort Lauderdale para uma aterragem em segurança cerca de 2:50 horas após a descolagem.

No dia 15 de abril de 2022, o NTSB informou que a ocorrência foi classificada como um incidente grave e está a ser investigada pelo NTSB.

A aeronave permaneceu em terra em Fort Lauderdale cerca de 41,5 horas antes de regressar ao serviço.

Mas o que é a RAT?

A RAT – ram air turbine é um gerador eólico de energia movido por uma hélice, instalado em aeronaves para servir como fonte de energia adicional em situações de emergência.

Voo de teste:

Pode gerar tanto energia hidráulica (com o acionamento de uma bomba hidráulica) como energia elétrica (com o acionamento de um gerador elétrico). O equipamento gera energia a partir do movimento rotativo das pás da hélice, causado pela pressão de impacto do ar devido à velocidade da aeronave.

Uma das primeiras aeronaves comerciais a utilizar a turbina eólica de emergência foi o jato britânico Vickers VC-10, produzido na década de 60. Comandada por uma alavanca na cabine, acionava um alternador que gerava energia elétrica para os instrumentos, controles de voo, sistemas de comunicação e navegação, entre outros. A mudança do barramento principal para o de emergência era realizada automaticamente, assim como a desconexão dos serviços não essenciais.

Na atualidade, a maior turbina eólica de emergência já construída é a do Airbus A380, fabricada pela Hamilton Sundstrand, com uma hélice com diâmetro de 64 polegadas (1,63 metros). Fica alojada na estrutura da asa e aciona um gerador elétrico de 70 kVA. A energia hidráulica de emergência é fornecida por outros sistemas, sendo suficiente para manter o controle da aeronave e ativação do trem de aterragem.