Últimas Notícias:
×

F16 portugueses escoltaram B-52s da Força Aérea dos EUA a caminho da RAF Fairford


Os F16 do destacamento da Força Aérea Portuguesa na Islândia escoltaram os B-52 da Força Aérea dos EUA a caminho da Base Aérea Militar RAF Fairford.

Os F16s do destacamento português na Islândia e Typhoons do Reino Unido foram ao encontro dos B-52 dos EUA para realizar manobras ar-ar e escoltar o bombardeiro até a RAF Fairford para executar uma missãohá muito planeada.

O sequipamentos e pessoal de apoio da 5ª Ala de Bombas, da Base da Força Aérea de Minot, Dakota do Norte, chegaram no dia 10 de fevereiro, à RAF Fairford para uma série de missões conjuntas do Comando Europeu dos EUA e do Comando Estratégico dos EUA, regularmente programadas, realizadas ao lado dos Aliados da NATO.

Estas aeronaves, provenientes da base de Minot, em Dakota do Norte, aterraram na base de Fairford,  150 quilómetros a Oeste de Londres.

De acordo com as informações, este exercício tem por objetivo “melhorar a prontidão e interoperabilidade do controlo de tráfego aéreo”, reforçando a aposta na segurança e soberania.

A marinha também refere que quatro contratorpedeiros (embarcações de guerra) saíram dos EUA para participar num exercício naval na área da “sexta frota”, que abrange, sobretudo, o Mediterrâneo.

Por sua vez, a Rússia já tinha comunicado a chegada à Crimeia de seis navios de guerra para realizarem manobras no Mar Negro, que faz fronteira com o Sul da Ucrânia.

Estes exercícios ocorrem numa altura em que a Rússia iniciou manobras militares na Bielorrússia.

A Rússia é acusada pelo Ocidente de ter concentrado dezenas de milhares de soldados ao longo da fronteira com a Ucrânia para proceder a uma invasão, que os Estados Unidos consideraram iminente.

O Kremlin desmentiu qualquer intenção nesse sentido e exige garantias relativas à sua segurança à NATO, querendo que esta assegure que não fará qualquer alargamento à Europa de Leste e que o pedido de adesão da Ucrânia nunca será aceite, o que Aliança Atlântica obviamente rejeita fazer.