A Emirates lançou uma coleção cápsula única de malas, sacos e acessórios – todos fabricados a partir de materiais reciclados de aviões.
De recordar que em agosto de 2022, a Emirates empreendeu o maior projeto de retrofit de frota conhecido, como parte de um investimento de vários biliões de dólares para elevar a experiência do cliente. A Emirates tem como objetivo atualizar todas as cabines interiores de 120 dos seus aviões Airbus A380 e Boeing 777 – dois dos maiores tipos de aviões comerciais em serviço atualmente. Gerido inteiramente pela equipa de Engenharia da Emirates, o retrofit é um projeto considerável que demorará, no mínimo, 2 anos a ser concluído. Uma vez que os 67 A380 estejam atualizados e de volta ao serviço, 53 777 serão submetidos ao seu facelift.
Quando o projeto estiver concluído, serão instalados cerca de 4.000 novos lugares em Premium Economy, 728 suites de Primeira Classe serão remodeladas e mais de 5.000 lugares em Classe Executiva serão atualizados para um novo estilo e design.
A gama de edição limitada apresenta uma seleção de malas, mochilas, bolsas, porta-cartões, bolsas de higiene, cintos e até sapatos – todos concebidos e feitos à mão pelos alfaiates da Emirates numa oficina de cabine dedicada, nas instalações da Emirates Engineering no Dubai. Com venda prevista para 2024 nas lojas oficiais da Emirates, todas as receitas serão doadas a crianças carenciadas, através da Emirates Airline Foundation.
Sendo também uma oportunidade de possuir um pedaço de história, os materiais utilizados para criar esta elegante coleção são provenientes do icónico A380 da Emirates, bem como de aviões 777. Todos os tipos de materiais foram reutilizados para a bagagem e os sacos, desde apoios de cabeça em alumínio, a pele dos sofás do salão de bordo do A380, cintos de segurança e até peles do lugar do comandante. Em 16 aviões adaptados, já foram recuperados mais de 14 000 kg de materiais. À medida que o projeto prossegue, é possível recuperar até 270 kg de couro e 627 kg de tecido de assento, por avião adaptado.
Uma vez que cada peça é feita à mão, os passageiros poderão solicitar uma gravação a laser personalizada em alguns sacos, malas ou porta-documentos exclusivos e únicos. Os fãs da aviação poderão registar o seu interesse em breve, mas estas peças especiais são produzidas em quantidade limitada.
Os materiais utilizados são couro puro de alta qualidade dos assentos de Primeira Classe, tecidos para assentos com 95% de lã e couro puro dos assentos do cockpit. Todos os tecidos são lavados a frio numa instalação, depois limpos à mão, acondicionados em pele, se necessário, e desinfetados cuidadosamente antes de serem cosidos em peças únicas. É adicionado um forro novo às malas, juntamente com fechos de correr funcionais.
A Emirates tem uma equipa de 14 “alfaiates”, oficialmente designados por Assistentes de Manutenção de Engenharia, cuja função consiste em reparar e coser quaisquer rasgões nos interiores da vasta frota de aviões da Emirates. Quatro destes alfaiates dedicam-se atualmente a tempo inteiro à iniciativa de upcycling, fabricando produtos upcycled e colaborando com os fornecedores para obter ideias sobre como reutilizar vários materiais.
Ahmed Safa, Vice-Presidente Sénior da Divisão de Engenharia da Emirates, afirmou: “Na Emirates, estamos empenhados em desenvolver constantemente os nossos esforços de sustentabilidade e em analisar todos os aspetos dos nossos produtos e da nossa cadeia de fornecimento. Sabíamos que estes materiais poderiam ter uma segunda vida, uma vez que são originalmente de muito alta qualidade. Desafiámos a nossa equipa a ser o mais criativa e inovadora possível, e aqui estamos nós, com a nossa própria oficina de acessórios no Emirates Engineering Centre! Esta iniciativa é um projeto de paixão para a nossa equipa, e estamos imensamente orgulhosos da forma como se alinha com os nossos objetivos de inovação e sustentabilidade, e ainda melhor – todas as receitas irão beneficiar causas dignas através da Emirates Airline Foundation”.