A Emirates anunciou um acordo com a Shell Aviation para o fornecimento de mais de 300.000 galões de SAF misturado, para utilização no hub internacional da companhia aérea, no Dubai (DXB). A primeira entrega de SAF ao abrigo do acordo deverá ter início antes do final do ano, sendo a primeira vez que SAF é fornecido através do sistema de abastecimento de combustível do aeroporto do Dubai.
O acordo é o mais recente passo dado pela Emirates no âmbito da sua estratégia ambiental, que se centra em três áreas: redução das emissões, consumo responsável e conservação da vida selvagem e dos habitats.
Como parte do acordo, a Emirates irá monitorizar a entrega de SAF e os seus dados de utilização através da Avelia, uma das primeiras soluções SAF do mundo com tecnologia blockchain. A Avelia é desenvolvida pela Shell Aviation e pela Accenture, com o apoio da Energy Web, juntamente com a American Express Global Business Travel. Através da Avelia, a Emirates comprará o SAF físico e os respetivos atributos ambientais para ajudar a descarbonizar as suas emissões de Âmbito 1, enquanto os atributos ambientais de Âmbito 3 associados ao mesmo SAF físico serão comprados pela Shell Corporate Travel, para ajudar a descarbonizar as suas viagens de negócios. Ao utilizar a Avelia, o acordo revela como as soluções de reservas e reclamações podem permitir que as companhias aéreas e as empresas partilhem os benefícios ambientais do SAF.
Sir Tim Clark, Presidente da Emirates Airline, afirmou: “Estamos orgulhosos por trabalhar em parceria com a Shell para disponibilizar, pela primeira vez, um abastecimento de SAF para a Emirates no Dubai e utilizar a plataforma Avelia, que proporciona aos passageiros de negócios a flexibilidade para alinharem os seus objetivos de sustentabilidade e reduzirem a sua pegada ambiental quando viajam. Esperamos que esta colaboração se desenvolva ainda mais para proporcionar um fornecimento futuro contínuo de SAF no nosso centro, uma vez que não existem atualmente instalações de produção de SAF nos EAU. A aviação desempenha um papel vital no Dubai e na economia dos EAU em geral, e esperamos continuar a colaborar com organizações e entidades governamentais com ideias semelhantes na busca de soluções viáveis que introduzam mais SAF, um combustível cujo fornecimento é atualmente extremamente limitado na cadeia de fornecimento de combustível para a aviação, e apoiem os esforços da Emirates para reduzir as emissões nas nossas operações.”
Chu Yong-Yi, vice-presidente da Shell Corporate Travel, afirmou igualmente: “A Emirates e a Shell têm uma relação comercial de longa data, e é fantástico aproveitar essa relação para trabalhar em conjunto na descarbonização. Este acordo marca uma evolução para o setor da aviação nos Emirados Árabes Unidos. Permitir que SAF seja fornecido no Dubai pela primeira vez é um marco importante e um exemplo perfeito de como as diferentes partes da cadeia de valor da aviação têm um papel a desempenhar para desbloquear o progresso no SAF. Esperamos que isto possa funcionar como um trampolim para mais ações sobre SAF em toda a indústria da aviação nos EAU e na região, dando mais um grande passo em frente na nossa jornada de emissões líquidas zero.”