A Emirates anunciou que registou recentemente o inverno mais movimentado em termos de gestão de bagagens dos últimos 3 anos. As estatísticas do período de inverno, de setembro de 2023 a janeiro de 2024, mostram que, enquanto lida com uma média de 2,7 milhões de malas por mês do Dubai para 140 destinos em todo o mundo, a Emirates mantém uma taxa de sucesso de 99,9%.
A companhia sublinha que tem um excelente registo estatístico de tratamento de bagagem, em que 99,9% de toda a bagagem proveniente do Dubai ou em trânsito chega ao seu proprietário a tempo e no destino correto. Em média, numa viagem da Emirates, a bagagem de um passageiro faz a sua própria viagem e interage com muitos elementos da equipa da Emirates; desde o carrinho de um carregador, passando por um agente de check-in e um tapete de bagagem, até à sala onde a bagagem é verificada com alta tecnologia de segurança, depois carregada em contentores de bagagem da dnata e nos carrinhos móveis destinados aos aviões da Emirates, antes de viajar pelo mundo, para se encontrar com os passageiros num novo destino.
Nas raras ocasiões em que a bagagem se atrasa, podem ter ocorrido vários cenários. Por vezes, as etiquetas de bagagem que contêm informações essenciais são acidentalmente arrancadas ou, ocasionalmente, uma mala pode cair do tapete de bagagens subterrâneo ao dobrar uma esquina a grande velocidade – o que é captado pela câmara e pode ser imediatamente retificado. Um voo de ligação pode sofrer um atraso inevitável devido às condições meteorológicas ou a um passageiro doente, tornando impossível retirar e voltar a colocar a bagagem no voo de ligação do passageiro a tempo. Neste caso, a bagagem do passageiro é imediatamente carregada no voo seguinte. Isto é feito automaticamente através de uma combinação de vários sistemas complexos: o Baggage Handling System by Dubai Airport, Baggage Reconciliation System by dnata, e Emirates Bag Connect – um produto da Emirates que oferece uma visão abrangente da viagem da bagagem com um acompanhamento atempado do estado da bagagem, disponível na aplicação e no site da Emirates.
Em termos gerais, a taxa de manuseamento incorreto de bagagem da Emirates – definida como bagagem atrasada, perdida ou extraviada – é muito baixa, 1,3 em cada 1000 no hub do Dubai – quase 30 vezes inferior à de outros fornecedores. Das bagagens que sofrem atrasos inevitáveis, mesmo a nível mundial, 91% são devolvidas aos seus proprietários no prazo de 72 horas. Esta taxa também é significativa a nível global, porque a Emirates gere principalmente bagagem proveniente do estrangeiro e com escala no Dubai, pelo que a bagagem faz frequentemente viagens longas e complexas que requerem um nível de atenção mais elevado do que as viagens domésticas.
A Emirates atribui o sucesso do seu manuseamento de bagagens a procedimentos sólidos e altamente tecnológicos, incluindo um investimento multimilionário em software que a Emirates adaptou a necessidades específicas, proporcionando uma visibilidade total de todas as viagens.
O compromisso da Emirates para com a inovação e a excelência assegura que todos os sistemas e operações foram consistentemente melhorados ao longo das últimas duas décadas por uma equipa altamente qualificada. A equipa da Emirates é também regularmente treinada de acordo com os mais elevados padrões, tanto no Dubai como em todo o mundo, com os assistentes de terra e outro pessoal operacional a participarem em formações virtuais e manuais sobre sistemas, processos, padrões e melhores práticas, bem como em apresentações de novos produtos e serviços. Sendo a maior companhia aérea internacional do mundo, voando para 140 destinos a partir de um dos aeroportos mais movimentados do mundo, a colaboração perfeita entre a Emirates e a dnata, a tecnologia Siemens e os Aeroportos do Dubai garante que os passageiros da Emirates e as suas bagagens “voam melhor”.