A noite passada ficou marcada por um acidente que podia ter-se tornado numa tragédia quando um Embraer E195 da Marathon Airlines, operado para a Air Serbia, embateu nas antenas do ILS na cabeceira da pista.
A aeronave com a matrícula OY-GDC estava a realizar o voo JU-324 entre os aeroportos de Belgrado (Sérvia) e Dusseldorf (Alemanha).
De acordo com as informações, a aeronave teria sido autorizada a descolar da cabeceira 30L, passando pela pista de táxi A e D6, porém a tripulação entrou numa interseção anterior, a D5, e iniciou a descolagem a partir daí.
A distância da interseção da pista com a taxiway D6 até o final da pista é de aproximadamente 2.400 metros, enquanto da interseção da D5 é de apenas 1.300 metros, o que seria insuficiente para a aeronave descolar em segurança.
Assim sendo, a aeronave saiu do chão já no final da pista, voando baixo e atingindo as antenas e luzes do sistema ILS (Instrument Landing System) da cabeceira oposta, a 12R, que devido aos danos nas antenas teve rebaixamento de categoria III para I após o acidente.
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— FlightMode (@FlightModeblog) February 19, 2024
Após o embate a tripulação declarou emergência, tendo realizado algumas órbitas para preparar a aterragem e regressaram ao aeroporto.
A aeronave aterrou normalmente tendo os passageiros desembarcado pela manga do terminal.
A companhia aérea informou que a aeronave regressou por motivos técnicos e aterrou em segurança, não havendo registo de feridos entre os tripulante e passageiros.