Últimas Notícias:

EASA vai iniciar os testes de voo do 737 MAX a partir de 7 de setembro

A Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) anunciou hoje, 27 de agosto, que pretende começar os testes de voo do avião Boeing B737 MAX.o.

Os voos de teste terão inicio mais de dois meses depois que o regulador dos EUA, a Federal Aviation Administration (FAA) e a Boeing concluíram os voos de teste de certificação no 737 MAX, um movimento visto como um marco importante para o seu regresso ao serviço.

Os modelos estão paralisados ​​desde março de 2019, depois que dois acidentes fatais em cinco meses mataram 346 pessoas. “Embora a Boeing ainda tenha algumas acções finais para terminar, a EASA avalia que a maturidade geral do processo de redesenho agora é suficiente para prosseguir com os testes de voo”, disse a agência.

A EASA tem trabalhado com a FAA e a Boeing para agendar os testes de voo, processo que foi prejudicado pelas restrições de viagens do COVID-19 entre a Europa e os Estados Unidos.

Ontem, 26 de agosto, os funcionários da Boeing e da Transport Canada iniciaram um conjunto de voos de teste.

Assim que os países concluírem os seus testes de voos, a Junta de Avaliação Operacional Conjunta, que inclui reguladores do Canadá, Europa e Brasil, fará exercícios de simulador para avaliar as mudanças propostas no treino e formação dos pilotos.

Se as revisões das actualizações de segurança do 737 MAX e os protocolos de treino que os acompanham não levantarem novas preocupações, a FAA emitirá uma ordem rescindindo a paragem do avião.

A Boeing disse a analistas no final de julho que as entregas do 737 MAX seriam retomadas no quarto trimestre, uma linha do tempo que aumenta a perspectiva de que o regresso da aeronave ao serviço nos EUA possa passar para 2021.