Últimas Notícias:

Depois de um A318 Reino Unido envia B757 com ajuda para Santa Helena.


 

O reino Unido volta a enviar ajuda para Santa Helena. Depois de em abril ter enviado um Airbus A318 com ajuda, hoje o voo está a ser realizado com um B757-200.

O Boeing 757-200 da Titan Airways com a matrícula G-ZAPX, descolou esta quarta-feira do Aeroporto de Londres/Stansted, com destino a Santa Helena.

O voo humanitário transporta de equipamentos hospitalares e materiais farmacêuticos e uma equipa médica.

O avião vai realizar duas escalas técnicas:

 

Poderá seguir o voo AQUI

De recordar que no dia 19 de abril, o Reino Unido tinha enviado material e equipa médica para a ilha de Santa Helena, um voo realizado pelo A318 da Titan Airways, com a matrícula G-EUNB, está a caminho de Santa Helena – uma das ilhas mais remotas do mundo.

A bordo da aeronave seguiu uma equipa médica, 960 kits de testes Covid-19, 5 ventiladores e 2,5 toneladas de material de proteção.

Santa Helena é o principal componente do território britânico ultramarino de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha, localizado praticamente a meio do Atlântico Sul, mas geralmente englobada nos territórios africanos por se encontrar mais perto de África do que da América do Sul.

Foi uma colónia até 1981, a ilha de Santa Helena (122 km² e 4 255 habitantes) tem como território mais próximo a ilha de Ascensão, seguindo-se a costa africana do sul de Angola e do norte da Namíbia, a leste.

A sua capital é Jamestown. Trata-se de uma das ilhas que se situam sobre a cordilheira submarina Dorsal Mesoatlântica.

Apesar da inauguração da pista em 2016, que levaria ao fim de longas viagens marítimas para a chegada e saída da ilha, as primeiras tentativas de aterragem mostraram-se inviáveis devido aos fortes ventos.

Com o terreno acidentado de Santa Helena, o único local em que foi possível construir a pista não permitia fazê-la alinhada com o vento.

Assim, a companhia aérea africana Comair desistiu dos seus planos de realizar voos regulares, depois dos testes de aproximação mostrarem que era arriscado operar com o tipo de ventos.