Os comentários foram feitos pelo CEO do maior cliente do Airbus A380 do mundo, enquanto o sector passa pela pior crise da história.
Time Clark afirmou que “Sabemos que chegou ao fim a era do A380 e do B747 ”
A pandemia do Coronavírus atingiu fortemente o mundo da aviação, levando às companhia aéreas a estacionar muitos dos seus aviões ou mesmo a totalidade da sua frota.
Sem dúvidas que um dos modelos mais atingidos foi o A380 devido à sua grande capacidade. Muitas companhia tinha programada a sua saída das respectivas frotas e o Coronavírus veio acelerar o processo.
A Airbus cancelou o programa A380 e no primeiro trimestre de 2020, a Boeing não entregou nenhum B747.
Em todo o sector, vimos uma mudança geral de aeronaves de quatro motores maiores e menos eficientes para modelos bimotores. Segundo Time Clark , as aeronaves mais pequenas, são mais fáceis de encher e queimam menos combustível do que os seus antecessores maiores:
“O A350 e o 787 sempre terão um lugar. Estes modelos podem não ser encomendados em breve, podem ter pedidos adiados e adiados, mas eventualmente eles voltarão e serão mais adequados provavelmente para a procura global nos anos após a pandemia. ”
De recordar que, a Emirates assinou durante o Dubai Airshow um contrato para 50 aeronaves Airbus A350 e separadamente para 30 Boeing 787-9.