Ontem, dia 23 de abril, o B777X com a matrícula N779XW iniciou mais um conjunto de voos testes que visam a sua certificação.
A par destes voos, chegam notícias menos animadoras para a Boeing, com companhias a planificar trocas de aeronaves ou atrasar sem data várias entregas.
A Lufthansa está a equacionar receber modelos cargueiro do B777 em detrimento do B777X.
Já a Cathay Pacific, por forma a cortar custos devido à pandemia provocada pelo Covid-19, pretende trocar os seus Boeing 777X por Boeing´s 787 Dreamliner.
A companhia quer alterar a sua encomenda de 21 unidades de 777-9X, num valor estimado de 7.4 bilhões de dólares.
Caso a companhia avance com a troca, o 787-10 Dreamliner, que custa 104 milhões de dólares a menos a preços de tabela.
A principal diferença entre os modelos está no tamanho: o 777X é 8 metros maior e tem um alcance 1.590 km maior, em termos de capacidade de carga também existem diferenças; o 777-9X pode transportar no porão 8 contentores LD3 a mais que o 787-10, traduzindo-se em mais 1.272 metros cúbicos.
De recordar que a Cathay Pacific foi a primeira companhia a encomendar o modelo à Boeing.