Últimas Notícias:

Cathay Pacific encomendou 6 Airbus A350F


A Airbus anunciou que a Cathay Pacific tornou-se na mais recente transportadora a encomendar o novo A350F, após a assinatura de um acordo de compra de seis aeronaves.

O A350F vai-se juntar à divisão de carga da companhia aérea, a Cathay Cargo, tornando-se num elemento central na sua futura frota, trazendo novos níveis de eficiência em toda a sua extensa rede.

Atualmente em desenvolvimento, o A350F pode transportar uma carga útil de até 111 toneladas e voar até 4.700 milhas náuticas/8.700 quilómetros a um custo significativamente inferior do que qualquer outro cargueiro disponível atualmente. Isto permitir-lhe-á servir todos os mercados de carga, incluindo a maior rota de carga do mundo entre Hong Kong e Anchorage.

O CEO do Grupo Cathay, Ronald Lam, disse: “À medida que avançamos para 2024, a nossa jornada de reconstrução está a ganhar impulso. Esta encomenda marca outro componente importante do nosso investimento para o futuro. Isto reflete a confiança da Cathay no centro de Hong Kong à medida que olhamos para as oportunidades oferecidas pelo Sistema de Três Pistas.” “Esses cargueiros de próxima geração, altamente eficientes em termos de combustível, fornecerão uma importante capacidade de carga adicional, expandirão a nossa rede global e contribuirão para os nossos objetivos de liderança em sustentabilidade.”

O A350F possui a maior porta de carga do setor, com comprimento e capacidade da fuselagem otimizados em torno dos paletes e contentores padrão do setor.

A Airbus sublinha que mais de 70% da fuselagem é feita de materiais avançados, resultando em um peso de decolagem 46 toneladas mais leve que o derivado concorrente. O A350F também é o único avião cargueiro que dará resposta integralmente aos padrões aprimorados de emissões de CO₂ da ICAO, que entrarão em vigor em 2027.

Como parte da família de aeronaves widebody mais moderna do mundo, o A350F também oferece um alto nível de semelhança com as aeronaves de passageiros A350, trazendo benefícios adicionais às transportadoras que já voam com modelos da família.

A Cathay já é uma das maiores operadoras do A350, com uma frota atual de 47 aeronaves.