A explosão junto do aeroporto de Cabul matou e feriu vários afegãos, segundo testemunhas que se encontravam junto de um dos principais portões onde se aglomeram milhares de pessoas.
Também hoje, um avião de transporte militar Lockheed C-130 Hercules da Força Aérea Italiana foi atacado a tiro quando descolava no aeroporto de Cabul, afirmou fonte ligada ao Ministério da Defesa de Itália.
A notícia é avançada pela agência de notícias Reuters. Segundo a mesma fonte, o avião não ficou danificado durante o incidente.
Um jornalista italiano que seguia no voo referiu ao canal Sky 24 TG que o avião, que transportava quase cem cidadãos afegãos, foi atacado minutos após a descolagem.
Mais tarde, uma fonte não identificada pela Reuters disse que as forças afegãs dispararam para dispersar a multidão, perto do aeroporto de Cabul, e não contra um avião de transporte militar italiano.
Vários países já anunciaram planos para interromper os transportes aéreos de Cabul por motivos de segurança, alertando que há um alto risco de um ataque terrorista no aeroporto.
Breaking new: second explosion rocks kabull airport.and reports of gun battles outside gates of airport. pic.twitter.com/O0bxi84Lq2
— Citizen 1 (@citizen1448) August 26, 2021
Em relação as explosões, autoridades norte-americanas citadas por vários meios de comunicação social dos EUA indicam que se tratou de um atentado suicida e diversas testemunhas falam em vítimas mortais e diversos feridos entre a população afegã, não sendo ainda possível confirmar se soldados norte-americanos também foram atingidos.
O ataque ocorreu junto a um dos portões do aeroporto de Cabul, onde se aglomeram milhares de afegãos, que procuram fugir do seu país antes do final da ponte aérea para a evacuação do Afeganistão.
O Presidente dos EUA, Joe Biden, já foi informado sobre a explosão, segundo uma fonte da Casa Branca.
Em Moscovo, o Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou ter-se tratado de um atentado suicida que terá provocado a morte de pelo menos duas pessoas e 15 feridos, sem indicar as suas nacionalidades.
E em Ancara, o Ministério da Defesa da Turquia disse terem sido registadas duas explosões nas imediações do aeroporto.
“Duas explosões ocorreram fora do aeroporto de Cabul. As nossas unidades não sofreram perdas nem danos”, assinalou o ministério turco na rede social Twitter.