Em comunicado, a Boeing anunciou que o 737-10, o maior avião da família 737 MAX, completou um primeiro voo com sucesso. O avião descolou de Renton Field em Renton, Washington, às 10h07 e aterrou às 12h38 no Boeing Field em Seattle.
“O avião teve um desempenho maravilhoso”, disse o piloto chefe do 737, comandante Jennifer Henderson. “O perfil do voo permitiu testar os sistemas do avião, o controle de voo e qualidades de manuseio, todos verificados exatamente como esperávamos.”
O voo de hoje foi o início de um programa de testes abrangente para o 737-10. A Boeing trabalhará em estreita colaboração com os reguladores para certificar o avião antes de sua entrada em serviço programada em 2023.
“O 737-10 é uma parte importante dos planos de frota dos nossos clientes, dando-lhes mais capacidade, maior eficiência de combustível e a melhor economia por assento de qualquer avião de corredor único”, disse Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes . “Nossa equipa está comprometida em entregar um avião com a mais alta qualidade e confiabilidade.”
O 737-10 pode transportar até 230 passageiros. Ele também incorpora melhorias ambientais, cortando as emissões de carbono em 14% e reduzindo o ruído em 50% em comparação com os atuais 737s Next-Generation.