Um Boeing 737 Max 8 da Southwest Airlines teve de aterrar de emergência esta terça-feira em Orlando, nos EUA.
O avião tinha descolado do aeroporto de Orlando com destino a Victorville, na Califórnia, onde a companhia está a estacionar um grande número dos seus aviões B737MAX.
Durante a descolagem os pilotos detectaram um problema num dos motores, o que obrigou a um pedido de aterragem de emergência
A mesma FAA salientou que a falha registada neste avião não tem relação com as eventuais falhas que do sistema do avião, que estão ainda a ser investigadas na sequência dos dois desastres aéreos.
A bordo do avião estavam apenas os dois pilotos, que apesar do problema registado no motor, conseguiram aterrar de forma segura.
De salientar que a Southwest iniciou a transferência de muitos dos seus 34 Boeing 737MAX para o Aeroporto Logístico do Sul da Califórnia em Victorville para armazenamento até que os problemas do MAX sejam corrigidos e o modelo volte a ter autorização para voar.
A companhia aérea obteve uma permissão especial para a realização de voos especiais, com este modelo, para Victorville em números sequenciais de voos na série 8700.
Os aviões podem realizar este voos sob autorização especial de voo de acordo com o regulamento da FAA; “As autorizações especiais de voo podem ser emitidas de acordo com 14 CPR. 21.197 e 21.199, inclusive para permitir voos que não sejam de passageiros, conforme necessário, para fins de voo para uma base de armazenamento, testes de voo de produção, reparos, alterações ou manutenção. ”
Existem dois grandes cemitérios de aviões na Califórnia, no Southern California Logistics Airport (SCLA) e no Mojave Air & Space Port.
A Southwest decidiu armazenar os seus aviões num cemitério de aeronaves, porque é mais barato estacionar em Victorville do que em aeroporto regulares.