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Beluga Nº 1 saiu hoje de operação


 

A Airbus começou a retirar hoje de operação a sua frota BelugaST, o primeiro a sair foi mesmo o Nº1

O F-GSTA, conta com 26 de idade, número de série 655 e realizou o pequeno voo de 26 minutos entre Toulouse e Bordéus.

O Airbus A300-600ST (Super Transporter) ou Beluga é um avião cargueiro, desenvolvido a partir do projecto Airbus A300, capaz de transportar grandes cargas e partes de outros aviões.

A capacidade de carga traduz-se mais no volume do que propriamente no peso, uma vez que sua capacidade máxima de carga é de apenas 47 toneladas.

A versão cargueira com grande capacidade volumétrica do Airbus A300-600 foi projetada para substituir os antigos Super Guppy da Aero Spacelines. Estes aviões foram, até a entrada em operação dos “Beluga” utilizados pela Airbus para transportar asas e fuselagens das suas aeronaves entre as fábricas situadas na Alemanha, França, Reino Unido e Espanha.

O desenvolvimento do A300-600ST foi iniciado em agosto de 1991 e apenas três anos depois o primeiro protótipo fazia o seu roll-out em Toulouse. O primeiro voo, em setembro de 1994, deu início ao processo de homologação, recebida em meados de 1995 após 400 voos de teste.

A primeira unidade, o antigo protótipo, entrou em operação na Airbus em janeiro de 1996. A entrega da quarta unidade ocorreu em junho de 1998, quando finalmente os Super Guppy foram retirados de operação.

Essencialmente baseado no A300-600, possui a mesma asa, motores, a fuselagem inferior, trem de aterragem principal e cabine de comando. A principal mudança é a enorme fuselagem, equipada com uma porta na frente, que obrigou um reposicionamento do cockpit. A cauda também foi modificada, com a utilização de pequenos estabilizadores verticais instalados nos horizontais. Entretanto, o estabilizador vertical original foi mantido. O leme ficou apenas no estabilizador vertical principal.

O controle e gestao da frota de Belugas é feito pela SATIC, uma empresa formada em parceria entre a Aérospatiale e a DASA. Além de realizar o transporte de partes para a Airbus, a SATIC também oferece a grande capacidade volumétrica do avião (1400m3) para o transporte de cargas volumosas, o que acabou por justificar a introdução em serviço de uma quinta aeronave, incorporada à frota em 2000.

Com a entrada em operação do BelugaXL, a Airbus tinha indicado que ambas as aeronaves seriam operadas paralelamente com a frota de cinco aeronaves A300-600ST, até à sua saída progressiva até 2025.

Mesmo com os BelugaXL, os Beluga STs continuam a desempenhar as suas funções de transporte aéreo. “Eles forneceram a capacidade necessária e, em alguns meses, voamos quase 1.000 horas com a frota”, disse Philippe Sabo, chefe da subsidiária da Airbus Transport International que opera a frota de cinco aeronaves.

A Airbus anunciou a construção da sexta unidade do A330XL, que segundo a mesma, o aumento do número de unidades do avião irá garantir que a capacidade oferecida pelos BelugaXLs – aviões A330 altamente modificados, adaptados para transportar grandes componentes de fuselagem dentro da rede de produção de aeronaves da Airbus – possa acomodar uma série de possíveis cenários futuros.

“Daqui a alguns anos, poderíamos ver situações como aumentos adicionais da tarifa para nossos aviões ou mesmo a necessidade de parar um dos modelos, o que tornaria essa sexta aeronave ‘extra’ uma parte essencial de nossa rede de transporte”, explicou Bertrand George, chefe do programa BelugaXL na Airbus.