Últimas Notícias:

Bartolomeo inicia a sua viagem para a International Space Station


 

A plataforma de pesquisa Bartolomeo desenvolvida pela Airbus para a International Space Center (ISS), foi entregue ao Kennedy Space Center na Florida, EUA. Este movimento marca mais um passo em direção a algo nunca visto: com o seu lançamento em março, Bartolomeo – construída na Europa- está destinada a tornar-se a primeira plataforma de pesquisa comercial a ser anexada ao ISS.

A Bartolomeo é fundada pela Airbus e será operada com o apoio da European Space Agency (ESA).  A plataforma pode alojar até 12 slots de carga útil distintos, fornecendo-lhes também uma fonte de alimentação e transmissão de dados em torno da Terra.


Com a Bartolomeo, a Airbus está a oferecer um acesso rápido e economicamente eficiente à pesquisa no espaço, que pode também ser utilizada para serviços de fornecimento de dados privados. O ponto privilegiado da plataforma a 400 quilómetros acima da Terra oferece vistas desobstruídas do nosso planeta. Não só isto oferece oportunidades para a observação da Terra, como também para a realização de medições relacionadas com a pesquisa ambiental e climática – por exemplo, a concentração de óxido de nitrogênio ou CO2 na atmosfera terrestre.

A Bartolomeo será sujeita a mais inspeções e testes funcionais finais com a NASA no Kennedy Space Center antes de ser integrado num transportador espacial Dragon. O lançamento está actualmente previsto para 2 de Março de 2020.