Como diz o velho ditado “à terceira é de vez” e hoje pôde-se aplicar ao primeiro voo do B777X da Boeing.
O primeiro Boeing 777X descolou este sábado, 25 de janeiro, pela primeira vez, da fábrica da construtora norte-americana, em Paine Field, em Seattle/Everett.
Publicado por Kiosque da Aviação em Sábado, 25 de janeiro de 2020
Com o B777X, a Boeing revelou três características principais que fazem com que este avião se destaque dos outros modelos do mesmo segmento: os motores gigantes GE9x, as asas dobráveis e a nova fuselagem.
Os dois grandes motores General Electric GE9X geram o empuxo necessário para que a aeronave de 76,72 metros e de peso máximo de decolagem de 355 toneladas saia do chão e alcance até 14 mil quilómetros com uma economia de combustível de 10%, face a aeronaves do mesmo segmento concorrentes, segundo a Boeing.
A fuselagem é mais comprida em relação ao 777-300ER, tem a mesma largura por fora, mas possui mais espaço interno uma vez que a Boeing realizou alterações profundas.
Este modelo pode transportar até 426 passageiros em duas classes.
No final do ano passado, a Boeing anunciou que tinha recebido 309 encomendas para o modelo, sendo que a primeira companhia a receber o B777X, em 2021, será a Lufthansa.
As principais companhia com encomendas são: Emirates – 115 unidades, Qatar Airways – 6 0unidades, Etihad – 25 unidades, Cathay Pacific – 21 unidades, ANA – All Nippon Airways – 20 unidades, Lufthansa – 20 unidades, Singapore Airlines – 20 unidades e British Airways – 18 unidades.