Este domingo ficou marcado com um incidente grave com um B747-400F da Cargolux.
A aeronave com a matrícula LX-OCV perdeu um dos conjuntos de rodas do trem de aterragem traseiro ao aterrar no aeroporto de origem depois de ter solicitado uma aterragem de emergência.
O B747-400F tinha descolado do Luxemburgo às 18h00 e iria realizar o voo CV6857, com destino a Chicago, nos Estados Unidos.
“A Cargolux gostaria de confirmar que uma das suas aeronaves, B747-400F com a matrícula LX-OCV, sofreu um incidente durante a aterragem no aeroporto do Luxemburgo na noite de domingo às 18h52.
A aeronave não conseguiu recolher o trem de aterragem na descolagem de Luxemburgo. Como resultado, foi forçada a despejar combustível com segurança para regressar ao aeroporto. Durante a rolagem de aterragem, o seu trem de aterragem direito desprendeu-se da aeronave. A aeronave, no entanto, parou controladamente e foi assistida pelos serviços de emergência.
Nenhuma pessoa a bordo ou no solo sofreu ferimentos. As autoridades competentes foram informadas do incidente.”
Como é habitual nestas situações os meios de emergência foram ativados para junto da pista.
Foi através do interior de um dos meios que se encontrava junto da pista para receber a aeronave que foi captado um vídeo que mostra o momento em que o conjunto de rodas se solta durante a aterragem.
De acordo com as informações divulgadas pelo aeroporto, a aterragem aconteceu pelas 19h00 (hora local) e obrigou ao encerramento da pista do aeroporto A inspeção posterior da pista revelou vários danos que tiveram que ser reparados, envolvendo a fresagem localizada da camada asfáltica e posterior enchimento, antes de retomar as operações.
Após a conclusão das obras, foi realizada uma inspeção minuciosa da pista para garantir que a mesma pudesse voltar a operar sem problemas e com segurança.
Treze voos que chegavam tiveram que divergir para Liège, Bruxelas, Paris e Estrasburgo e 31 voos tiveram que ser cancelados. Oito partidas e chegadas foram significativamente atrasadas, além disso, algumas exceções foram concedidas para voos noturnos.
Hoje, segunda-feira, 15/05/2023, houve e ainda há atrasos isolados, mas o tráfego aéreo está a regressar à normalidade durante o dia.