Últimas Notícias:

Azul realizou último voo comercial com Airbus A350


 

A Azul Linhas Aéreas operou, no passado dia 23 de janeiro, o último voo comercial do Airbus A350-900, pouco mais de um ano depois de receber o primeiro avião do modelo em setembro de 2022.

O A350 com a matrícula PR-AOY realizou o voo AD8701 entre o Aeroporto de Paris Orly e o Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

O PR-AOY foi o primeiro A350-900 a ser recebido em setembro de 2022 pela companhia, seguido pelo PR-AOW três meses depois.

O primeiro voo comercial aconteceu a 15 de dezembro de 2022, na rota entre Campinas e Orlando, nos Estados Unidos.

No dia que a companhia Azul celebrou o seu 15º aniversário, o Vice-Presidente Financeiro e Diretor de Relações com Investidores, Alex Malfitani, da Azul confirmou que os A350 iriam sair da frota da companhia, sendo que o objetivo é ter entre 14 e 15 aeronaves A330 a longo prazo.

Atualmente a companhia tinha apenas 2 modelos A350-900 em operação, de uma encomenda original de 5 aeronaves, que acabaram por ser transferidas para um dos ex-acionistas da empresa.

No mesmo dia que se soube da saída dos A350, a Azul confirmou o pedido de mais quatro A330-900, das opções que tinha do contrato de compra assinado em junho de 2023.

A Azul Linhas Aéreas vai integrar também brevemente na sua frota mais dois Airbus A330-200 em leasing à CDB Aviation.

Os dois A330-200 voaram anteriormente com as cores da Avianca e vão receber as matrículas PR-AIP, número de série 1208, e PR-AIQ, com o número de série 1279. As aeronaves estão equipadas com motores Rolls-Royce Trent 772B-60.

Como referido acima, em dezembro a Azul anunciou a compra adicional de cinco A330-900, elevando a sua carteira de pedidos para um total de doze exemplares do modelo, com entregas programadas até 2026.