Às 12h25 aterrava no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, o segundo A320neo da Azores Airlines.
Trata-se do CS-TSM “Natural” com o número de série 11889 e matrícula de testes F-WWTU.
Com a chegada deste A320neo, a companhia deverá operar até 2025 com dois “Natural”, uma vez que o CS-TKQ só realizará o seu phase-out nessa data.
Com tecnologia de última geração, o Airbus A320neo representa um salto significativo em termos de eficiência operacional e consequente redução do impacto ambiental. Graças aos seus motores de última geração (High-Bypass) e tecnologia aerodinâmica (asas Airbus Sharklets™) o novo Airbus A320neo, da Azores Airlines, permitirá uma redução de consumo de combustível na ordem dos 20%, redução de emissões de gases e ruídos, custos operacionais mais baixos e maior capacidade de carga, quando comparado com aeronaves da geração anterior.
A nova aeronave está configurada para transportar até 168 passageiros. No interior da cabine predominam os tons de azul, do céu e do mar dos Açores, um universo cromático que prevalece na marca SATA Azores Airlines. A cabine foi personalizada pensando-se em todos os detalhes, dos assentos às anteparas que separam as diferentes áreas. Para tornar o ambiente ainda mais acolhedor, foi cuidadosamente estudado um esquema de iluminação e de sons de cabine, que pretendem trazer um pouco do pulsar dos Açores para dentro dos aviões que voam com a marca do Grupo SATA.
“É sempre com muito entusiasmo que assistimos a um momento destes, que representa um salto qualitativo na operação da companhia aérea. A chegada de uma aeronave de última geração reforça o nosso compromisso com a excelência operacional e com o meio ambiente. Ao adotar equipamentos mais eficientes, mais amigos do ambiente, com configuração de cabine mais ergonómica e insonorizada, a Azores Airlines procura oferecer experiências excecionais aos passageiros, sem descurar preocupações essenciais com a eficiência e sustentabilidade da operação
aérea”, comenta Teresa Gonçalves, CEO do Grupo SATA.
A Azores Airlines recebeu o seu primeiro A320neo “Pure” no dia 7 de novembro de 2023, tendo realizado o primeiro voo comercial só a 24 de janeiro de 2024. Tempo esse que obrigou a companhia a recorrer a ACMI´s para garantir a sua operação regular e charter.
De referir que todos os 3 modelos A320 ceo da companhia vão entrar faseadamente em processo de phase-out.
Os novos A320neo irão servir as rotas para o Pico e Faial e operar rotas de longo curso como é o caso de Montreal, Bermudas e possivelmente Boston, pontualmente.
Este é um processo normal de qualquer companhia aérea por forma a ter a frota mais eficiente e económica possível:
CS-TKP – 20 anos
CS-TKK – 18 anos
CS-TKQ – 18 anos
Depois da entrada ao serviço deste segundo A320neo fica a faltar um Airbus A321XLR.