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Azores Airlines deverá operar temporariamente com dois “Natural” A320 ceo e A320neo


 

Descolou no passado dia 4 de fevereiro, com destino ao Aeroporto de Budapeste Ferenc Liszt, o A320 CS-TKQ da Azores Airlines, onde irá passar por trabalhos de manutenção Check-C.

De acordo com a companhia, a aeronave vai realizar trabalhos de manutenção que estavam planeados, mas o phase-out está previsto apenas para 2025.

O A320, com o número de série 2325, foi inicialmente entregue à USA3000 em dezembro de 2004, tendo voado como N204FR. Posteriormente a aeronave voou com as cores da Frontier Airlines a partir de agosto de 2009, até junho de 2015.

Em fevereiro de 2016 foi entregue à Azores Airlines como CS-TKQ.

Durante a preparação para a entrada da aeronave na frota da companhia, o CS-TKQ chegou a ter um “cachalote” na sua fuselagem, mas as pressões na época, devido à imagem do A330 CS-TRY, obrigaram a retira-lo, tendo a aeronave ficado apenas com o logotipo da companhia.

De referir que posteriormente o então conhecido “cachalote” foi considerado um dos 10 aviões mais bonitos do mundo, segundo a CNN.

A 13 de maio de 2020 a aeronave recebe o nova livery da companhia com o BIA – Blue Islands Azores e a palavra “Natural”:

Foto: Duarte Coelho

Com a chegada do segundo A320neo para a Azores Airlines, futuro CS-TSM “Natural”, a companhia deverá operar até 2025 com dois “Natural”.

No dia 6 de fevereiro, a aeronave com a matrícula de testes F-WWTU e número de série 11889, realizou dois voos de testes, um de 45 minutos e o segundo, de aceitação, com uma duração de 22 minutos.

A Azores Airlines recebeu o seu primeiro A320neo “Pure” no dia 7 de novembro de 2023, tendo realizado o primeiro voo comercial só a 24 de janeiro de 2024. Tempo esse que obrigou a companhia a recorrer a ACMI´s para garantir a sua operação regular e charter.

Os novos A320neo irão servir as rotas para o Pico e Faial e operar rotas de longo curso como é o caso de Montreal, Bermudas e possivelmente Boston, pontualmente.

Depois da entrada ao serviço deste segundo A320neo fica a faltar um Airbus A321XLR.

A título de curiosidade, no dia 20 de setembro de 2023, durante um dos voos de teste o A321XLR, com a matrícula F-WWAB, voou entre Madrid e Ponta Delgada, para efetuar uma escala durante cerca de três horas no Aeroporto João Paulo II em Ponta Delgada, para que um grupo de trabalho da SATA pudesse visitar a aeronave.

O A321XLR terá um alcance máximo previsto para cerca de 4.000 milhas náuticas (7.400 km).

Quando o processo de phase-out dos A320ceo estiver concluída, a companhia deverá ficará com uma frota composta por 8 modelos da família A320neo: 2 A320neo, 2 A321neo (CS-TSG, CS-TSF), 3 A321LR (CS-TSI, CS-TSH, CS-TSJ) e 1 A321XLR (CS-TS?)