Eram 22H37M em Lisboa quando o Airbus A321 Neo da Azores Airlines, fez-se à pista do Aeroporto Humberto Delgado, após ter concluído com sucesso a missão que lhe foi confiada pelo Governo de Cabo Verde.
O Grupo SATA em comunicado indica que o objetivo deste voo extraordinário foi o de assegurar o transporte de cerca de material hospitalar e de medicamentos, um reforço considerado necessário, face à situação de pandemia mundial COVID 19.
O voo operado pela transportadora açoriana registou a sua aterragem na cidade da Praia, Ilha de Santiago, pelas 15H40 (horas locais) tendo regressado a Lisboa, no próprio dia.
Este voo cargueiro, junta-se assim ao conjunto de voos para transporte de carga, que a companhia aérea açoriana tem assegurado entre o Continente e a Ilha de São Miguel, Arquipélago dos Açores e entre as nove ilhas do Arquipélago dos Açores, através da SATA Air Açores.
Desde o passado dia 20 de março, as duas transportadoras do Grupo SATA, SATA Air Açores e Azores Airlines, têm alocado todos os meios disponíveis, a fim de atender às necessidades diárias dos que residem no Arquipélago dos Açores. São realizados voos diários para transporte de bens alimentares de primeira necessidade, transporte de material hospitalar e de medicamentos, quer entre as ilhas do Arquipélago, quer do Continente para a Ilha de São Miguel. De igual forma, tem sido assegurado o transporte de bens entre o Arquipélago dos Açores e o Continente, com o objetivo de ver garantida a continuidade da atividade económica.
Em simultâneo, e sempre que possível, a companhia aérea Azores Airlines tem assegurado voos extraordinários de repatriamento ou para assegurar o transporte de bens essenciais