O site The Aviation Herald atualizou o seu artigo sobre o A320 da TAP que sofreu um incidente recentemente em Copenhaga.
Um Airbus A320-200 da TAP Air Portugal, com a matrícula CS-TNV, que no dia 8 de abril estava a realizar o voo TP 754 entre Lisboa e Copenhaga (Dinamarca) com 102 passageiros e 7 tripulantes, aterrava na pista 30 de Copenhaga por volta das 12:05L (10:05Z ), sofreu um incidente.
De acordo com os dados da ADS-B transmitidos pela aeronave, a velocidade sobre o solo diminuiu drasticamente de cerca de 133 para cerca de 120 nós e até mesmo para 101 nós, antes de iniciar a recuperação da velocidade e da altitude, após o go-around.
A aeronave nivelou a 3.000 pés e acelerou para velocidades normais, tendo a tripulação posicionado o avião para outra aproximação à pista (22L) do aeroporto de Copenhaga, sem mais incidentes, cerca de 20 minutos após abortar a primeira aterragem.
Neste momento a aeronave ainda está em Copenhague aguardando a autorização de um voo ferry para Lisboa.
Testemunhas de solo relataram que a aeronave bateu com a asa esquerda na pista, e possivelmente com o motor (CFM56), o que já foi desmentido.
No dia 11 de abril, o Havarikommissionen da Dinamarca (HCL, Danish Accident Investigation Board) informou que classificou a ocorrência como um incidente grave e abriu uma investigação. Os resultados preliminares sugerem que não houve contato anormal com o solo, como batida de asa ou motor, e a aeronave permaneceu intacta. O HCL posteriormente esclareceu que não há indicações visuais ou marcas indicando que a asa ou o motor fizeram contato com o solo.
A TAP informou que o voo abortou a aterragem devido a razões técnicas quando já estava na pista e está a colaborar plenamente com a investigação.
A companhia aérea não tem nenhum relato de danos à aeronave. A trajetória de voo e o desempenho estão sendo analisados na investigação de segurança.
Ontem, 12 de abril, a HCL informou que a tripulação declarou emergência por não alcançar o desempenho de subida necessário. A investigação está a procurar o motivo da falta de desempenho do motor esquerdo.