Últimas Notícias:

ANAC faz alerta nas suas redes sociais para amanhã


 

A ANAC informa que irá existir amanhã, dia 21 de dezembro, uma interdição do uso de drones nas zonas de controlo (CTR´s) estabelecidas para a prestação de serviços de controlo de tráfego aéreo nos Aeroportos Nacionais.

De recordar que esta medida é uma resposta às notícias que têm circulado no dia de hoje, onde o movimento dos coletes amarelos pediu a alguns dos manifestantes que colocassem drones a circular junto do aeroporto da capital para interromper tráfego aéreo, amanhã

O Movimento Coletes Amarelos Portugal pediu, através de um grupo de WhatsApp, que sejam postos a circular drones perto do aeroporto de Lisboa, para interromper o tráfego aéreo. A ideia é fazer algo semelhante ao que aconteceu esta quarta-feira no aeroporto de Gatwick, em Londres.

“Já estão os drones a circular em Inglaterra, no aeroporto. Quero ver o mesmo a acontecer aqui em Portugal. Quero ver os drones no ar aqui no aeroporto para a gente parar isto tudo”, afirmou um membro do grupo de um grupo de WhatsApp onde se prepara a manifestação desta sexta-feira.

“Bora pessoa, vamos pôr os drones no ar”, pede um dos elementos com grande entusiasmo.

Interdição do uso de drones

A ANAC informa que irá existir uma interdição do uso de drones nas zonas de controlo (CTR´s) estabelecidas para a prestação de serviços de controlo de tráfego aéreo nos Aeroportos Nacionais, nomeadamente nas CTR´s de Lisboa (LPPT), Porto (LPPR), Faro (LPFR), Funchal (LPMA), Porto Santo (LPPS), Ponta Delgada (LPPD), Santa Maria (LPAZ), Horta (LPHR) e Flores (LPFL).

Nas CTR´s estabelecidas não é possível efetuar o voo de sistemas de aeronaves não tripuladas (DRONES):

Período: das 07:00h de 21 de dezembro até às 19:00h de 21 de dezembro de 2018.

Os operadores de Drones devem consultar a informação aeronáutica publicada numa fonte oficial.

Os operadores remotos são responsáveis por consultar os NOTAM´s em vigor, incluindo verificar qualquer alteração aos mesmos, no site oficial de informação aeronáutica gerido pela NAV E.P.:

https://nav-pt.ead-it.com/fwf-navportugal/public/static/home.faces

Os operadores drone devem fazer uso do ficheiro “CTR.kmz” para planear os voos drone de modo a evitar os espaço aéreo controlado da superfície e até ao limite máximo das zonas de controlo.