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Airbus Beluga foi certificado para transporte de carga de grandes dimensões


 

A Airbus anunciou, no passado dia 8 de janeiro, que o Airbus Beluga Transport, serviço de transporte de cargas de grandes dimensões, recebeu o seu certificado de operador aéreo, após o serviço de carga aérea de grandes dimensões.

O Airbus Beluga Transport (AiBT), operado pela Airbus Transport International (ATI), foi anunciado oficialmente em janeiro de 2022.

O feito foi alcançado dois anos depois do início das operações, que são feitas pelo A300-600ST. O processo para a obtenção da certificação durou pouco mais de seis meses. “Nós enviámos no final de junho de 2023, posteriormente respondemos a perguntas e fizemos ajustes durante o verão, indicou Benoît Lemonnier, diretor administrativo do serviço.

Uma vez que o BelugaST é exclusivo da Airbus, não existe uma fonte imediata de pilotos “prontamente qualificados” no mercado de trabalho externo. Consequentemente, os pilotos de outros tipos de aeronaves precisariam ser treinados e qualificados no Beluga – o que leva algum tempo.

Para preencher esta lacuna, a Airbus Beluga Transport chegou a um acordo para que 12 dos pilotos da ATI se juntem como comandantes ou primeiros oficiais por até três anos. Após esse período, esses pilotos regressam à ATI para voar na frota dos novos BelugaXL.

Foto: Airbus

Paralelamente, a AiBT está a recrutar ativamente pilotos pelo mundo – dos quais nove já foram integrados, contribuindo para uma eventual necessidade total de cerca de 36 pilotos até 2026.

A Airbus Beluga Transport, empresa subsidiária do grupo Airbus, obteve o seu Certificado de Operador Aéreo a 13 de novembro, que permitiu iniciar voos fretados de carga na Europa, com planos de operar para os Estados Unidos a partir de fevereiro deste ano.

A empresa explica que a visão sempre foi criar uma companhia aérea dedicada com o seu próprio Certificado de Operador Aéreo. E com o certificado agora atribuído, o diretor-geral da AiBT, Benoît Lemonnier, e também o chefe de operações de voo, Olivier Schneider, falaram sobre como foi alcançado e também quais os desafios pela frente.

Segundo o diretor, foram desenvolvidas as instalações que incluíram a nova sede, perto do aeroporto de Blagnac, de Toulouse, e a base operacional de aeronaves no aeroporto de Francazal, próximo a Toulouse, com duas posições de estacionamento dedicadas.

Foto: Airbus

A partir daí, as equipas de serviços de solo têm desenvolvido a capacidade para preparar o Beluga e as suas missões, especialmente em termos de carga e descarga, bem como de gestão e manutenção da aeronave.

O outro pilar importante da operação foi a transferência oficial dos aviões BelugaST (Airbus A300-600ST) do registo de frota da ATI para o da AiBT (em arrendamento da Airbus). Atualmente, a frota da AiBT inclui três aeronaves, com a quarta prevista para integração em 2024.