A TAP anunciou que o segundo preighter (avião de passageiros transformado em cargueiro) da frota companhia já iniciou a reconversão para a versão de passageiros, planeando fazer o seu phase-in na frota operacional até ao final do ano, reforçando a capacidade de resposta da companhia à procura verificada este ano nas viagens de passageiros.
De recordar que a TAP converteu em 2020 dois A330-200 em cargueiros: o CS-TOP e o CS-TON.
A transformação intermédia de dois A330 em cargueiros foi decidida em 2020, em plena pandemia, quando a maioria dos aparelhos de passageiros estavam imobilizados e faltava capacidade de resposta para o transporte de carga (desde logo, equipamentos médicos e material sanitário).
Em relação à aeronave de carga em operação o CS-TON, transportou recentemente produtos têxteis, num total de 270 metros cúbicos e com um peso total de 37 toneladas.
Segundo o planeamento de voos deste avião para o resto do ano já prevê cerca de três ligações semanais para o transporte de carga. A CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, refere que “após um período de certificação mais demorado do que todos gostaríamos, é com grande satisfação que vemos a entrada em operação deste avião cargueiro que permite à TAP corresponder com a oferta adequada à procura registada no mercado de carga”.