Últimas Notícias:

Air Moldova cancelou operação devido a problemas financeiros


 

A Air Moldova cancelou toda a sua operação desde o dia 21 de abril e indica que pretende retomar esta terça-feira, dia 25 de abril.

A companhia indica que devido a défice de recursos financeiros não é possível garantir o normal atividade da transportadora.

Caros passageiros, lamentamos que sejamos obrigados a deixar de operar voos entre 21 e 25 de abril de 2023 devido à falta de recursos financeiros necessários à atividade da empresa.

Infelizmente, todos os esforços e ações empreendidas pela equipa da Air Moldova para gerir a situação em que a empresa se encontra, no momento, não produziram resultados.

TODOS OS PASSAGEIROS RECEBERÃO O REEMBOLSO DOS BILHETES DOS VOOS CANCELADOS. No caso de compra de bilhetes online, por favor, envie o seu pedido para helpdesk@airmoldova.md.

Para obter assistência e informações, pedimos que  ligue para o número de telefone 24 horas 022830830. A equipA da Air Moldova pede desculpas por não ter conseguido honrar AS suas obrigações durante este período crítico.

A situação criada é inédita no campo da Aviação Civil.”

A título de curiosidade a Air Moldova foi criada em 1993 com base na unidade local da Aeroflot. Desde o início, os esforços da companhia foram direcionados à integração no mercado internacional e à conformidade com os padrões e requisitos modernos para companhias aéreas de alto nível. A Air Moldova aderiu ao programa de melhoria da equipa de gestão em 1999.

Em 13 de julho de 2004, a Air Moldova tornou-se membro da Associação Internacional de Transporte Aéreo. Air Moldova também passou a auditoria de segurança da operação e recebeu o certificado de operador IOSA.

Em maio de 2006, a companhia implementou e-ticketing em todos os seus voos. Os operadores aéreos certificados pela Air Moldova permitiram o transporte de passageiros, mercadorias e correio a partir de julho de 2007.

Em fevereiro de 2015, a Air Moldova encerrou três rotas para Bucareste, Kiev e Sochi, pois um contrato com a Tandem Aero, que as operava em nome da Air Moldova, foi descontinuado. A rota Chișinău-Bucareste foi relançada em 12 de dezembro de 2016.

Em outubro de 2018, foi anunciado que o processo de privatização da Air Moldova tinha sido concluído com sucesso, com o Grupo Aviação Civil (uma joint venture entre dois empresários moldavos e a companhia aérea romena Blue Air) tornando-se proprietária de 50 milhões de MDL (2,56 milhões de euros). Os novos proprietários também compraram as dívidas da companhia aérea de 1,2 bilhão de MDL (61 milhões de euros).

Atualmente a frota da companhia é composta por 5 aeronaves.