Com espírito carnavalesco, o movimento Somos Coimbra comemorou o primeiro aniversário da “Air Cindazunda” com um jantar no restaurante do aeródromo de Coimbra.
José Manuel Silva, coordenador do movimento Somos Coimbra, aproveitou a ocasião para perguntar “porque não foram ainda divulgados os recentes dois estudos sobre o putativo aeroporto, encomendados em 2017 pela actual maioria Camarária, que já foram entregues e pagos. Porquê, mais uma vez, tanto secretismo, questionou-se?”.
O Líder do Somos Coimbra refere-se aos estudos encomendados à Conprojur (de Manuel Queiró) e à Associação para o Desenvolvimento da Engenharia Civil.
Manuel Machado disse que os estudos iam ser apresentados em julho, depois falou em setembro de 2018, mas até hoje, os documentos não foram mostrados aos munícipes.
Convidado de honra do jantar, o Presidente do Aeroclube de Coimbra”brindou os presentes com uma conferência sobre as estruturas aeroportuárias nacionais e sublinhou os múltiplos riscos e absurdos da opção Montijo, bem como a extrema necessidade e importância para Coimbra da requalificação do actual aeródromo Bissaya Barreto, incluindo o prolongamento da pista até aos 1200 metros, de modo a que, por exemplo, possa receber os Dornier 228/200, que operam nas linhas internas e aterram em Viseu, para que Coimbra deixe de ser uma cidade excluída”.
O evento contou uma rábula humorística sobre o Aeroporto Manuel Machado e o MetroBus, protagonizada por Rui Rodrigues.
“Criada há um ano, também por ocasião do Carnaval, a Air Cindazunda, representada na rotunda do Arnado, na cidade de Coimbra, só ainda não efectuou o seu primeiro voo porque aguarda que, conforme prometido pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Dr. Manuel Machado, o vetusto aeródromo, com os aparelhos de navegação todos avariados, seja transformado num verdadeiro aeroporto internacional!…”, ironiza o movimento.
(Notícias de Coimbra)