A NAV Portugal anunciou que procedeu à substituição das antenas do Localizer e Glide Path do ILS da pista 18 do Aeroporto de Santa Maria.
Os trabalhos, que tiveram início a 29 de maio, incluíram a remoção das antenas e estruturas de suporte e cablagem antiga, procedendo-se à substituição das infraestruturas para a passagem de cabos e instalação de nova cablagem, das antenas e dos equipamentos.
A intervenção, devidamente aprovada pela ANAC, terminou no passado dia 15 de junho de 2023 com o voo de certificação, essencial para verificar a conformidade do equipamento com os requisitos operacionais.
A obra orçada em 250.000,00 euros insere-se no compromisso da NAV Portugal em manter o mais alto nível de operacionalidade do Aeroporto de Santa Maria.
Nesta circunstância o Administrador da NAV Portugal Pedro Ângelo afirma que: “Na NAV Portugal investimos em tecnologia e inovação para oferecer um serviço de navegação aérea seguro e eficiente.
Os aeroportos onde operamos contam com os mais modernos sistemas de navegação, como o novo ILS de Santa Maria que agora entra em operação.
De resto este investimento assenta numa estratégia de desenvolvimento contínuo que a NAV Portugal empreende desde há vários anos, como podemos constatar com a construção das novas salas de operação de Santa Maria e Lisboa, o novo sistema de gestão de tráfego aéreo TOPSKY em operação há poucos meses na Região de Informação de Voo de Lisboa, o início da substituição do RADAR de Montejunto no próximo mês de julho e a execução do projeto MADWINDS em breve na Madeira” – enfatizou ainda.
O Instrumental Landing System (ILS) ou Sistema de Aterragem por Instrumentos é um sistema de auxílio à navegação aérea que utiliza instrumentos de bordo e terrestres para guiar a aeronave durante a fase final da aterragem. Fornece informações precisas sobre a posição e trajetória da aeronave em relação à pista de aterragem, permitindo que seja mais seguro e preciso, mesmo em condições meteorológicas desfavoráveis.
Com o ILS os pilotos podem realizar aterragens em condições de operação com menor visibilidade, aumentando a capacidade de operação do aeroporto. Além disso, o sistema reduz a necessidade de complicadas manobras de aproximação, o que significa economia de combustível e redução do tempo de voo.