O Airbus A350-1000 com o registo F-WMIL msn 059, realizou ontem, a sua primeira aterragem automática, na pista 32L em Toulouse após um padrão amarelo (baixa altitude).
O A350-1000 é o maior e mais poderoso bimotor da Airbus de sempre – e o widebody de maior eficiência do mundo. Equipado com motores Rolls-Royce Trent XWB-97, o primeiro voo do A350-1000 ocorreu no sudoeste de França.
A Airbus construiu três aviões que irão preparar o programa do A350-1000 para certificação.
Beneficiando da experiência da campanha de teste do A350-900 (realizada em 2014), o programa de desenvolvimento do A350-1000 será mais curto – com uma duração inferior a um ano para os três aviões. A campanha global culminará na certificação do modelo, seguida pela sua entrada ao serviço das companhias aéreas, prevista para o segundo semestre de 2017.
O A350-1000 é o mais recente membro da família Widebody da Airbus, juntamente com o A330neo, oferecendo níveis de eficiência operacional, baixo ruído e um alcance sem precedentes. Além de ter uma fuselagem mais longa, que permite acomodar mais 40 passageiros do que o A350-900, o A350-1000 também possui um bordo de fuga modificado, novos trens de aterragem de seis rodas e motores Rolls-Royce Trent XWB-97 mais potentes.
O A350-1000 incorpora toda a eficiência de combustível e conforto de cabine “Airspace” do A350-900 original – mas com tamanho extra perfeitamente adaptado para os clientes em algumas das rotas de longo curso mais movimentadas.