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A330-200 CS-TON da TAP realizou o primeiro voo após a conversão para o transporte de carga


 

A TAP Air Portugal anunciou que o seu A330-200, com a matrícula CS-TON, com a pintura TAP Air Cargo, realizou o seu primeiro voo este domingo 23 de outubro, após a conversão para o transporte de carga.

O A330-200 descolou de Lisboa com destino a Toronto com o voo TP9501, tendo regressado no mesmo dia a Lisboa como TP9502.

De referir que só recentemente a TAP Air Portugal conseguiu resolver um impasse que já levava mais de um ano para obtever a certificação da ANAC para a conversão de aeronaves Airbus A330-200 em cargueiras.

Ainda durante a pandemia, a TAP chegou a transformar duas aeronaves Airbus A330 de passageiros em cargueiras para dar resposta à procura de carga aérea, num momento em que a maioria das suas aeronaves estavam paradas. Esses aviões, de matrículas CS-TOP e CS-TON, realizaram diversas operações pelo mundo.

Em certo momento, a empresa decidiu converter a aeronave para carga “definitivamente”, isto é, removendo os assentos e colocando equipamentos a bordo para facilitar a amarração e transporte das encomendas, mesmo sem instalar uma porta de carga na lateral do jato.

No entanto, isso fez com que se gerasse um impasse e os A330 tivessem que ficar parados, já que tal “conversão” não estava totalmente homologada nem pela agência europeia (EASA) e nem pela autoridade portuguesa (ANAC). Como resultado, as aeronaves acabaram estacionadas meses, tendo feito apenas alguns voos de testes locais, dentro do território português.

O problema começou a ser resolvido em setembro, quando a EASA validou a conversão e certificou o A330 da TAP e a 12 de outubro pela ANAC.

No entanto os planos da companhia já não são mais os mesmos de antes e apenas um cargueiro deve retomar à operação, enquanto o outro será reconvertido em aeronave de passageiros novamente.