A FedEx retirou recentemente da sua frota o seu último Airbus A310, com quase 33 anos de serviço.
O A310 com a matrícula N808FD foi construído em 1987, tendo feiro parte de uma encomenda original para a PanAm Airways. Após a falência da companhia, o avião acabou por integrar a frota da Delta Airlines em 1991.
Do seu registo fazem parte também companhias como a Air India, pela Aeropostal da Venezuela e pela Khalifa Airways, da Argélia, antes de chegar na FedEx e virar um avião cargueiro.
A FedEx foi uma das maiores operadoras do Airbus A310 e do A300 (versão maior que continua ativo).
No total, 141 unidades da família A300/310 passaram pela companhia, sendo que 68 A300 ainda estão a operar, enquanto os A310 estão a ser substituídos pelos Boeing 767-300F.
O voo final do A310 aconteceu entre a base da FedEx em Memphis e o cemitério de aviões em Victorville, na Califórnia, onde será desmantelado.
A título de curiosidade, o A310 foi o segundo avião comercial produzido pela Airbus, tendo sido produzidas 255 unidades do A310, que é a versão mais pequeno do A300.
A sua fuselagem é 8 metros mais curta que o A300 e ele leva 70 passageiros a menos. Em compensação, tem um alcance 2 mil quilómetros maior e pode operar em pistas mais curtas.
Actualmente, ainda há alguns A310 de passageiros em operação pelo mundo, operados, principalmente, por forças militares e algumas companhias aéreas como caso da Air Transat da iraniana Mahan Air e até à pouco tempo da Azores Airlines.